O Natal esta chegando, o ano voou, passou a Copa do Mundo, as eleições. Tantos acontecimentos, a continuidade dos desmandos políticos,

A inflação, o petrolão, a perca de um ente querido, a quitação de uma divida ou ate mesmo uma nova divida. Um novo trabalho, um novo imóvel ou um novo carro.

Os sonhos se renovam e com eles a esperança por dias melhores.

natal verdeMesmo com tudo isto, é preciso refletir no significado do Natal. Mesmo com tudo que se fala, a motivação do comércio, é preciso parar para viver o real sentido do Natal. Nascimento, começo, inicio, amor, vida, alegria, confraternização e perdão. Meu desejo de que você, mesmo nesses dias corridos, tenha tempo em doar seu tempo para as pessoas, para uma boa ação, dividir aquilo que tem com quem tanto precisa e fazer a sua parte.

Um Natal sustentável não é apenas repensar o impacto que causamos ao Planeta, mais também em ter uma atitude com as pessoas que mais precisam. Um sorriso, um abraço e atenção, alem de gastar um tempo em ajudar aos carentes e necessitados pode fazer muita diferença a quem tanto precisa.Pense nisto. Um brinde ao Natal regado a muito amor, alegria, recomeço, boa ação e dias melhores com muita prosperidade.

Feliz Natal sustentável!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.