anoSem dúvida este ano passou rápido demais. Em meio a tanta expectativa que tínhamos de melhorarmos a economia e em meio a tantas buscas pela realização de sonhos.

Mais um ano se passou e com ele as lembranças, as frustrações, as marcas de um ano que pode ter sido boa ou ruim. Mais nesta época acredito ser muito importante parar, pensar, refletir, organizar, planejar e agir. O ano de 2016 promete crise, nada de crescimento. No entanto, nós temos a capacidade de mudar este cenário com muito trabalho, luta, motivação e alegria. É preciso agir e isto certamente se dá através de muito planejamento e a busca pelos sonhos.

Na vida, mesmo com as exceções, acredito que a probabilidade de sucesso passa por um bom planejamento. Vamos exercitar um pouco isto. Você pode definir metas e objetivos a serem alcançados neste ano, o que certamente te motivará, te dará um norte para ir em busca de seus sonhos. Mais não se esqueça de que trabalhar bastante, estudar, ir em busca de melhorar sempre pode definir o seu sucesso.

Meu desejo de que possamos ir em busca de dias melhores e que a esperança, juntamente com a fé e o amor não nos falte.Vamos brindar a 2016? Muita saúde, paz, trabalho, estudo, alegria, felicidade, prosperidade e amor. Ah? Não se esqueça de repensar o consumo, a poluição, a separação do lixo, a economia de água e energia, além de ajudar ao próximo. Ser sustentável pode, alem de reduzir seu consumo, tornar o mundo melhor. Um Feliz Ano Novo Sustentável a todos! Brindemos!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.