É perceptível que esta diretamente ligado as mudanças climáticas o impacto causado sobre s modelos de negócios. Estudos afirmam que o impacto da poluição tem levado ao aquecimento global.

mudancasEmbora este discurso seja algo comum, pouco se faz a respeito. Afinal, quem é o culpado? O governo? As empresas?

Os desafios são enormes. Aliar os interesses empresarias e governamentais, juntamente com as questões sustentáveis e de redução do impacto ambiental parece um abismo. Fica aquele empurra- empurra e nada se faz. Atitude, isto sim deve ocorrer.  E não falo apenas do Brasil, ate por que este problema é mundial. Mesmo com a ONU determinando uma meta, nada se faz.

E o que nós temos a ver com isto? Temos sim, quando é sabido que os desastres naturais, bem como o ar poluído, a degradação do ecossistema e afins. Temos que cobrar os órgãos responsáveis a fim de que seja feito algo com urgência. É preciso valorizar as empresas sustentáveis, que possuem uma gestão em sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva. O mundo peca por falta de conhecimento, de informação, de atitude e de cobrar a quem de direito.

Meu desejo de dias melhores, de um mundo sustentável, buscando o equilibro sustentável a todos. Pense a respeito, tenha uma atitude responsável e vamos seguir em frente, na busca por um mundo melhor.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.