Falar sobre a água não é tão simples como parece. Embora tenhamos a sensação de que é um recurso abundante, ela é cada vez mais escassa. Muitos lugares no Planeta não possuem sequer água filtrada. E menos de 3% da água do planeta é própria para consumo humano. Um estudante da Universidade de Buffalo, Deshawn Henry, criou uma lente solar capaz de filtrar a água. Um sistema de baixo custo tem potencial para ajudar as comunidades carentes.

Imagem-a-luz-do-sol-de-uma=torneira-de-agua--pingando_01Para criar a lente, Henry utilizou materiais baratos de uma loja de hardware. Como resultado, um equipamento capaz de filtrar 99,9% das impurezas de um litro de água em uma hora. Esta ideia pode revolucionar e ajudar as comunidades carentes, atendendo mais de um bilhão de pessoas.

A lente aumenta a luz solar e aquece um litro de água a uma temperatura suficiente para filtrá-la. O processo de aquecimento elimina os agentes patagônicos presentes na água, deixando-a limpa e potável.

Em uma região ensolarada, é possível que uma família possa tratar sua água sem consumir energia. Isto sem duvida em alguns locais pode revolucionar o cenário das pessoas. Em especial, além de ter acesso a água potável, certamente haverá uma redução nas doenças, o que efetivamente reduz o custo de um governo com a saúde.

A evolução, o estudo, o investimento em tecnologia, desde que seja feito de forma equilibrada, certamente trará ao Planeta a possibilidade de reduzir o impacto ambiental, e consequentemente uma melhor qualidade de vida as pessoas. Meu desejo de que novas descobertas, vindas juntamente com atitudes sustentáveis, levem o Planeta ao reequilíbrio necessário.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.