O Brasil sempre foi referencia em Produção de Energia. A Itaipu ainda é a maior Usina Hidreletrica do mundo em funcionamento. E se não bastasse isto, em um momento onde a produção de energia passa a ser fundamental para o crescimento de uma nação, o Brasil investe e muito em Energias Renováveis.Dentre elas a Eólica.

energia eolicaO potencial de energia eólica no país vai saltar de 1,8 mil MW, dado de 2012, para 17,4 mil MW, em 2022, segundo o estudo da EPE, ligada ao Ministério de Minas e Energia do Brasil. Com isso, a participação das renováveis deve ser de 85,8% em 2022.

Ainda segundo a EPE, haverá também um aumento de 34,1 mil MW na capacidade instalada de geração de eletricidade por meio de hidrelétricas até 2022. As pequenas centrais hidrelétricas e fontes de biomassa, como o bagaço de cana de açúcar, também vão aumentar sua contribuição em 6,5 mil MW.

Capacidade das eólicas no Brasil cresceu em 2012 – A capacidade de geração de energia eólica no Brasil subiu 73% em 2012 na comparação com o ano anterior, chegando a 2,5 gigawatts de potência instalada em 108 parques eólicos, afirma um relatório da Associação Brasileira de Energia Eólica ABEEólica.

Houve um acréscimo de 40 parques com relação a 2011, ano em que a capacidade de produção era de 1,4 gigawatts, segundo a associação.

Em média 7,5 milhões de pessoas foram abastecidas com energia de origem eólica por mês, de acordo com a instituição. O número é pouco maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro, de 6,3 milhões, segundo dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O aumento da capacidade foi resultado de investimentos de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, que geraram 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos, ressalta a ABEEólica. A média mensal de produção foi de 556 megawatts em 2012, com um máximo de 771 megawatts em outubro, o que significou um recorde, de acordo com a associação.Potencial de energia gerada por ventos deve subir para 9,5% no país.

Desta forma,temos a certeza de que os investimentos em nosso país avançam a passos largos. Temos a certeza de que teremos um futuro promissor neste cenário.No entanto,é preciso que a conscientização na economia de energia em busca d desenvolvimento sustentável é e continuará sendo necessária para que tenhamos um Planeta equilibrado e sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.