mundoHá muito tempo as pessoas se preocupam com o futuro. No entanto, com a vida tão agitada, em meio a correria e tanta informação, esquecemos de que embora seja muito importante o presente, é preciso estar preocupado com o futuro. Tudo o que plantamos, certamente colheremos. E quando se pensa em Planeta isto sem duvida é uma grande verdade.

Chamo a todos para uma reflexão. O que temos feito com o nosso Planeta, com nossos rios e mares, nosso solo, nossas florestas, nossas arvores, a biodiversidade. Onde temos jogado nosso lixo, o quanto temos produzido de lixo, quanta poluição produzida. Pois bem, se pararmos para pensar certamente temos feito muito pouco. Podemos fazer algo?

Em que mundo queremos viver? Que futuro queremos deixar para nossos filhos? Somos consequência do que plantamos e certamente colheremos aquilo que queremos. Meu desejo de que façamos a nossa parte com algumas atitudes em busca do desenvolvimento sustentável. Seja reduzindo a produção e consumo de lixo, cuidando e preservando nosso Planeta. Que a sustentabilidade seja parte de seus dias em busca de um mundo melhor, de um Planeta melhor. É preciso fazer aquilo que precisa ser feito para que os problemas não aumentem.

Não se trata de ser “ecochato” e sim de estar atento as necessidades para que o equilíbrio volta a fazer parte de nosso planeta em busca de dias melhores, reduzindo o impacto ambiental e tudo aquilo que nos move. Faça a sua parte e certamente dias melhores virão!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.