educacaoMuito se fala em nosso país sobre a educação, sobre os modelos, sugestões e muita critica sobre a estrutura, infraestrutura e afins. E neste cenário os modelos de educação sustentáveis são inseridos na sociedade de uma forma muito discreta. Lamentável que o foco seja todo político no que diz respeito a educação em nosso país. Como professor compreendo que estes dois itens estão em segundo, quem sabe em terceiro plano.

É muito importante que seja promovido a educação sustentável nas escolas, na sociedade, nas comunidades, nas faculdades e universidades. No entanto, é preciso que seja não apenas teoria, mas seja praticado e desta forma replicado em nosso país. Muito se fala e pouco se faz. Nosso pais, desde os governantes até os educadores somente falam, não se coloca em pratica nada disto. Educação Sustentável deveria ser atividade curricular obrigatória e mais, implantada para que todos sejam beneficiados.

Obviamente que existem projetos pontuais sendo desenvolvidos, mas eles ainda são muito discretos, são pequenos. A Educação Sustentável deve ser promovida pelas governos e educadores para que tenhamos um Planeta melhor. Meu desejo de que possamos refletir sobre o tema e a partir disto adotarmos políticas que gerem um bem comum para nosso pais, nosso povo, nossa sociedade e o meio ambiente.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.