Imagem ilustrativa – Foto: Portal MEC

Aproveitando o retorno as aulas, quero aqui compartilhar da importância de inserirmos na educação básica e fundamental o tema sustentabilidade. O nosso futuro será de nossas crianças, daquilo que elas acreditam, aprendem e praticam.

Para minha alegria, tenho visto bons exemplos de escolas, onde os professores levam a sustentabilidade como forma de educar e complementar as disciplinas e a base da educação. Tanto na separação do lixo, ensinando o destino correto do lixo, bem como da economia de água e energia, economia e reutilização de papel e afins. Além disto as hortas comunitárias, a horta hidropônica, esta que em breve trarei um post sobre este tema. Meus parabéns aos incentivadores e apoiadores destes lindos projetos.

No entanto, o que vejo é que muitos pais não tem dado o devido valor e importância a este tema. Meu desafio a você é de que perca muitas vezes a vergonha e se informe, vá em busca do conhecimento para possamos separar o lixo de forma precisa, que tenhamos uma mudança de comportamento e que deixemos os nossos “eco chatos” se desenvolverem, mudarem e preservarem nosso Planeta que tanto precisa de cuidado.

Um Feliz retorno as aulas de forma sustentável e que o sonho de nossas crianças possam frutificar afim de mudarem nossas escolas, nossos bairros, cidades, estado, país e o mundo em busca do desenvolvimento sustentável, melhorando assim o convívio do ser humano com o planeta, a biodiversidade e uma saúde melhor.

  • Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.