A educação ambiental é uma realidade cotidiana na Europa e nos Estados Unidos a muito tempo. Tenho insistido em muitos segmentos sobre a importância do tema em nosso país. Após muito tempo, vemos algo sendo feito. Mesmo que de forma muito lenta.

O Ministério do Meio Ambiente lançou uma ferramenta digital que envolve educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. Certamente que todas as ações são validas, mais não podemos deixar de enfatizar que o grande segredo para a mudança cultural é a educação. Desta forma, nas escolas, isto mesmo, nas escolas este trabalho deve começar, ser acompanhado e monitorado.

educacao ambientalSabemos que a falta de informação, de conhecimento é que nos leva ao erro. Temos que entender que em um país com uma diversidade cultura tão ampla, os projetos regionais devem ser explorados e desenvolvidos em prol das comunidades locais. Nosso desafio não é apenas lançar plataformas digitais, mais sim presenciais, com impacto direto nas pessoas envolvidas.

Meu desafio a você empresário, educador, funcionário, estudando, profissional liberal e a tantos outros, é de que você entenda que este tema não é apenas modismo, mais necessidade muito importante para o futuro das pessoas. Em palestras, aulas, consultorias e reuniões, tenho abordado e trabalhado a educação ambiental, a mudança cultural em favor da sustentabilidade em prol não apenas do Planeta, da sociedade e das empresas, mais também do bolso.

E quando falamos do bolso, falamos da redução de custos, redução do consumo. Consequentemente economizando dinheiro, temos a possibilidade de aumentar nosso ganho e reduzir custos. Meu desejo de que você tenha esta consciência, de que é possível sim ter uma vida melhor através da mudança de comportamento e cultura. Façamos nossa parte em busca de uma vida melhor.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas