aguaNo último dia 22 de Março, comemoramos o dia Mundial da Água. Alias, não sei bem ao certo o porquê de comemoramos e se é que temos algo a ser comemorado.

Vivemos momentos em que as pessoas não dão o devido valor a água. No entanto, quando a mesmo acaba ai pronto, o caos esta instalado, reclamamos do setor público e sem ao menos paramos para refletir sobre o desperdício que todos os dias provocamos.

Sabemos que a água é um bem precioso e mesmo com as chuvas e reservatórios que temos, é preciso reduzir o consumo, reutilizar e até mesmo tratarmos dela. Se a população mundial continuar a consumir a água da mesma maneira que vem consumindo, sem dúvida os problemas irão se intensificar e muito. Meu desejo que hoje mesmo, ao abrir a torneira ou o chuveiro, sejamos conscientes. Temos que mudar de atitude, de comportamento e entendermos que é uma ação coletiva em busca do desenvolvimento sustentável.

Que tal reduzir 10, 20 % hoje mesmo do que estamos consumindo? Tenho a plena certeza de que com a ajuda de todos não teremos problemas no futuro. Sejamos conscientes. Mesmo as pessoas pensando que o custo da agua é alta, não tenho dúvida que não pagamos pela água, apenas o direito de uso. Sejamos conscientes, assim, além de preservarmos este bem tão precioso, estaremos economizando. O futuro da água depende de nós, de como cuidamos dela. Um brinde à água!

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas