Dia 5 de Junho, comemoramos o dia Internacional do Meio Ambiente. Obviamente que muitas pautas de revistas, jornais, blogs e matérias televisivas serão exploradas nesta semana. Gostaria de seu tempo para uma reflexão sobre este tema. Quais os motivos para comemorarmos ou não. Vejamos se o Brasil tem avançado neste sentido.

dia ambienteCertamente devemos explorar esta semana para tratarmos do assunto. Reflita comigo, pense em como temos tratado de nosso ar, nossos rios, nossas florestas, nossos mares, nosso lixo, nossa cidade e nosso Planeta. Muitas promessas, muito discurso, muito marketing e pouca atitude. Certamente contamos nos dedos as poucas e boas ações desenvolvidas em nosso país e em nossa cidade.

Não basta uma propaganda, é preciso orientação, é preciso de mudança cultural, é preciso conscientização, é preciso ensinar as pessoas a separar o lixo, mostrar os benefícios de pequenas atitudes, levar a sociedade a uma mudança de comportamento. Já retratei neste blog minha indignação em ver as pessoas jogarem lixo na rua, garrafas, papel, bituca de cigarro e afins. Gostaria muito de brindar este dia, mais sinceramente não temos nada a comemorar.

O que fazer afinal? Meu desejo de que você comece por você, pela sua casa, pelos gestos nobres e honrosos de pessoas que querem uma vida e um Planeta melhor. Se você fizer isto, vamos brindar sim. Seja como for, mais brindemos a dias melhores em busca de um Planeta melhor!

Feliz dia Internacional do Meio Ambiente a todos!

 

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas