da coluna de Evandro Razzoto*

No dia 5 de Junho comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente. Data esta que lamentavelmente tem sido pouco comemorada e pior, com pouquíssimos motivos para tanto. Muitos me chamam de “eco chato” e “biodesagradável”. No entanto, a verdade única e que a sociedade não está atenta em cuidar e preservar o planeta. Senão vejamos as nossas ruas, parques e praças com muito lixo. Rios e córregos poluídos e toda a biodiversidade sendo utilizada como se o amanhã não existisse.

meio-ambiente(Foto: Divulgação)

Somos consequência daquilo que plantamos, daquilo que fazemos e promovemos. Somos lamentavelmente uma sociedade egoísta e pouco adepta ao novo, a mudança e as coisas que nos fazem bem. Produzimos muito lixo e este destinamos de forma errada. Hoje deveria ser um dia para comemorarmos e o faremos. No entanto, antes disto é preciso cobrar você, isto mesmo, você que de alguma maneira tem se isentado de uma atitude que promova a sustentabilidade e a preservação do ambiente em que vivemos.

Temos que todos os dias promovermos a mudança que o meio ambiente precisa, temos que repensar nossos atos em busca de um bairro melhor, uma cidade melhor, um país melhor e um mundo melhor. Meu desejo de que possamos repensar nossas atitudes em busca de dias melhores e que possamos ter bons motivos para comemorar a vida, o Planeta, a Sustentabilidade e o Dia Internacional do Meio Ambiente. Vamos brindar juntos?

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas