meio-ambienteNesta semana a mobilização é intensa no mundo todo, a mídia toda, revistas, jornais, as escolas e em todos os segmentos da sociedade, a sensibilização para o dia 5 de Junho, dia do meio ambiente e ate mesmo na semana do meio ambiente. Muito se fala e em especial muito se promete. No entanto, estou recapitulando a mesma data no ano passado. Nada de avanço e o pouco que se faz não faz frente a demanda existente pelo cuidado necessário ao Planeta.

Preservar os rios, o mar, a biodiversidade, todo o Planeta, as cidades e tudo que existe e que a natureza nos proporciona. A redução do consumo e do lixo, da redução na poluição com combustível e tudo que impacta negativamente nosso planeta. O simples fato de não jogar o cigarro no chão, não jogar lixo na rua e assim por diante. Pois é, estamos cansados do mesmo discurso.

A educação responsável, a orientação e conscientização para o cuidado com o Planeta, as políticas publicas existentes, o incentivo a inventos e a tecnologia que reduz o impacto ambiental. Pois é, tudo isto e muito mais se repete ano após ano e nada é feito. Fazemos parte de uma sociedade hipócrita e que nada faz para o bem comum. A sustentabilidade só existe e pode ser considerada de sucesso quando há cuidado com o meio ambiente, valores econômicos e sociais envolvidos. Só podemos falar sobre se as pessoas tiverem benéfico.Neste caso me parece que apenas existe discurso e nada de concreto.

Assim sendo, meu desafio que você repense sua atitude, sua posição e multiplicação em sermos melhores. Respeitar as pessoas e o Planeta, melhorar a vida de todos é dever nosso, bem como cobrar de nossos governantes uma atitude para que o mundo seja melhor. Neste momento, nesta data, sinceramente não vejo muito a ser comemorado e sim muito a ser cobrado! Temos que nos posicionar de forma consciente e concreta para que dias melhores venham.

Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.