consumo conscienteNo dia 15 de outubro será comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data visa despertar a consciência das pessoas sobre o poder de suas escolhas na hora da compra e qual o impacto que pode haver na sociedade. O fato é que consumimos 50% a mais dos recursos naturais que o Planeta produz. Desta forma é preciso repensar algumas atitudes de consumo.

Tenho sido abordado em diversos segmentos da sociedade sobre este fator. De um lado o Marketing, levando as pessoas a um consumismo cada vez maior. De outro, as questões do impacto ambiental. Afinal, de que lado temos que estar? E qual o reflexo do consumo?

Tenho afirmado a tempos que o segredo para um Planeta melhor chama-se equilíbrio. Isto mesmo, é preciso haver um equilíbrio no consumo, nas ações desenvolvidas. O radicalismo não nos leva a beneficio algum. É preciso buscar a conscientização, a educação, a informação e a mudança cultural as pessoas, cobrando os governantes para que possamos trazer de volta o Planeta para podermos utilizar dele de forma consciente e equilibrada.

Meu desejo de dias melhores, de que você consuma sim, mais de forma consciente, com equilíbrio afim de que possamos viver melhor. Economizar água, energia, reduzirmos o consumo de insumos e afins. Meu sincero desejo de que nós possamos repensar tudo que temos feito, comprado e utilizado.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.