cop21

O mundo volta as atenções para a Conferência do Clima da ONU, a CPO21. Este evento tem por finalidade combater ao aquecimento global. Paris, após os atentados terroristas, passa a ser a capital do clima no mundo com a presença confirmada de 147 chefes de estado. O que eu devo saber a respeito deste evento e no que interfere em minha vida?

Tenho comentado muito sobre a relevância e importância de cada um no que diz ao cuidado com o Planeta e o impacto que a ele causamos. Pois bem, neste acordo há um posicionamento de cada pais em relação ao que eles estão fazendo e o que farão para reduzir o impacto global. Alem disto, a união de forças e assinatura de um acordo para que o planeta se recupere de todos os danos causados a ele. Certamente é preciso ser feito algo muito maior do que tem sido feito, afinal temos destruído o planeta com a inoperância e indiferença de todos.

Para nós, sem duvida é importante que algo seja feito com muita agilidade pois temos sem duvida criado problemas sérios e a natureza não espera. A China por exemplo promete reduzir somente a partir de 2030 as emissões, o que gera um problema sério. Alem disto, os investimentos em tecnologia para a redução das emissões ainda são pequenos. Se a população mundial é alta, temos a capacidade de alimentar 20% a menos, consequentemente temos levado o planeta a exaustão.

É preciso pensar, refletir e repensar nossas atitudes. Não apenas em nossas casas, como no trabalho e em nossas cidades. Temos que fazer a nossa parte individualmente para que na coletividade algo seja feito. No entanto, não podemos esquecer de que é preciso cobrar os políticos, pois estes sem duvida podem, tanto na criação de leis, restrições e cobranças, bem como políticas publicas na busca e na melhoria de nossa planeta. Qual o ar que queremos respirar? Que água queremos beber? Que tipo de alimento comer? Que vida queremos? Qual o futuro queremos e nos espera?

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.