No mundo capitalista em que vivemos tudo que as pessoas fazem é comprar e comprar. Como o próprio marketing trabalha, cria-se a necessidade de compra. Somos bombardeados todos os dias com anúncios, promoções, tendências de moda, novos lançamentos, tecnologia e afins. E em meio a este turbilhão de cenários estamos nós, muitas vezes consumindo aquilo que não precisamos.

consumoEu sempre falo quero equilíbrio e a palavra que defini uma atitude sustentável de longo prazo. Assim sendo, não seria diferente neste caso do consumismo. Muito se fala que as mulheres gastam muito, que consomem demais. Ah, as mulheres, vão ao shopping e tem necessidade de comprar sempre alguma coisa. Quem nunca ouviu a mulher dizer eu preciso desse sapato ou dessa bolsa. Difícil uma mulher com menos de 20 ou 30 pares de sapatos. Sem contar aquelas que colecionam e tem mais de 40.

Os homens por sua vez gastam geralmente nos seus hobbies, e estes consomem boa parte dos seus ganhos. O importante é que as pessoas pensem antes de comprar. É preciso que a compra seja racional. Se de fato há necessidade desta compra.

A busca pelo equilíbrio sem dúvida pode é muito ajudar as pessoas a comprarem sim, ajuda a aumentar a autoestima, ajuda a motivar e até mesmo melhorar o humor. No entanto, é preciso que seja consciente e equilibrado. Meu desejo de que você repense, planeje duas compras e mais, tenha equilíbrio financeiro para não ter maiores problemas posteriormente.

Com todo o consumo desenfreado o Planeta incha, sofre as consequências de tudo que temos feito de ruim, do consumo de matéria prima, do impacto causado pela indústria e afins.

Continue comprando, seja feliz em sua vida e busque o equilíbrio para que sua vida, dos seus e do nosso planeta seja preservado. O consumo consciente pode sim ajudá-lo a ser melhor, a fazer sua parte na busca pelo desenvolvimento sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.