comprasTodo ano é a mesma coisa, as pessoas dizem que irão gastar menos para pagar suas contas, planejar melhor os custos e as dividas. Mesmo com todo esse discurso, a magia do Natal estar cada vez menos aflorada em nossa sociedade, chega nessa época e as pessoas, muitas vezes por justificarem a falta de sentimento e atitude, vão as compras e gastam, gastam e gastam.

Nada contra o Natal, pelo contrário, acredito que devemos retomar o sentimento verdadeiro do Natal, de nascimento, de amor, união e alegria. Mais o fato é que é preciso ter consciência em gastar, em não comprar de forma exagerada. É preciso perguntar se realmente preciso gastar, se é preciso investir em presentes e compras pessoais. Certamente que as mulheres sempre gostam de gastar, comprar e comprar. Pense a respeito, compre, presenteie, mais seja consciente, tenha equilíbrio nas compras.

Meu desejo de que você curta o clima de Natal, multiplique os sorrisos, as gentilezas, o carinho, a felicidade, mais que em especial você compre de forma sustentável. Equilíbrio é muito importante. Assim você terá um inicio de ano melhor, quem sabe possa aproveitar bem as férias e principalmente ser feliz. A vida precisa ser vivida com alegria, mais é preciso também ter um pensamento sustentável em tudo. Compre bem, pense muito e tenha uma atitude sustentável, incluindo nas compras e no dia a dia.

Brindemos a sustentabilidade!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.