curitibaNão é de hoje que as noticias tratam sobre as cidades sustentáveis e as consequências da degradação e tudo que o ser humano faz. Os desmandos são imensos e se não bastasse, o setor publico fala demais e faz de menos. Andando por Curitiba, a cidade famosa por ser tão sustentável e considerada referencia na área, compreendo que estamos totalmente equivocadas pela fama e nada de exemplos.

Quando falamos em sustentabilidade, logo nos vem a mente sobre meio ambiente. No entanto, não se trata apenas de preservar a natureza, os rios e córregos. É preciso cuidar sim dos rios, do solo, reduzir o consumo do lixo, reciclar mais, poluir menos. Nem vou falar sobre quem joga cigarro no chão e o lixo. Alem de tudo isto, é preciso evoluir, educar, conscientizar, dar exemplo, mudar a cultura de uma geração. Curitiba foi sim exemplo de sustentabilidade, no entanto, hoje é apenas mais uma cidade poluída, suja e com ações pífias de cuidado com a natureza.

Alem disto, é preciso que exista um fator social, que tudo tem a ver com a sustentabilidade. Não se trata de utilizar este espaço para desabafo ou apenas falar algo ruim sobre a minha cidade. Sou do tempo em que em Curitiba não se via nenhum lixo jogado na rua, onde as pessoas se respeitavam e onde abominávamos alguém que jogasse o lixo na rua. Este tempo parece que não existe mais. A culpa também é do setor publico. No entanto, a culpa é minha, é sua, é nossa. Somos os responsáveis por deixar o espaço publico cuidado de forma errada.

Temos que avaliar, temos que discutir, temos que repensar nossa atitude. Temos que definir aquilo que queremos do nosso futuro, do espaço publico, de nossa convivência. A sustentabilidade não se trata apenas de cuidar da natureza, mas de nosso bem estar, de nossa convivência entre as pessoas e a paz. Pense a respeito daquilo que você quer, daquilo que deseja a você, aos seus e a sua cidade.

Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.