agua

A cidade americana de Portland instalou um sistema que captura energia hidroelétrica da água que passa pelo encanamento. Esta água que corre dentro do encanamento, através de turbinas colocadas dentro dos encanamentos, gera energia e a mesma é enviada e armazenada em um gerador. Uma ideia sem duvida inovadora e com potencial a nível mundial.

Muitos estudos e pesquisa vão me busca de sistemas que reduzam o impacto ambiental. Neste cenário nenhum impacto é causado, pois nenhum peixe ou outra espécie de animal ameaçada é impactada. Atualmente a energia gerada é utilizada na usina de tratamento de água de Portland, barateando o custo final da água ao consumidor. Pois a eletricidade necessária para tornar a água potável é um dos maiores custos de qualquer sistema de saneamento urbano.

Com este sistema a economia pode ser altamente utilizada nas cidades, como por exemplo em escolas, parques e praças, prédios e afins. A empresa Startup, responsável pelo sistema deve em breve expandir o sistema para outras cidades. Tais ideias como esta são sempre bem vindas em um planeta que a cada dia pede socorro pelos desmandos e impactos a ele trazidos pelo ser humano.

A grande vantagem deste sistema é de que em qualquer pais, em qualquer clima ele pode ser utilizado.Basta um cano e uma turbina. Meu desejo de que repensemos a forma em que estamos cuidando de nosso futuro no Planeta. Sejamos sustentáveis em tudo.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.