Você já deve ter passado por alguma situação de falta de água. Seja pela falta de abastecimento, racionamento ou algo do gênero. Certamente não queremos passar por isto de forma permanente. Se você não tem condição de instalar algum sistema de captação da água da chuva ou até mesmo de reutilização, repensar no consumo, reduzir o consumo de água é a solução. Atitude consciente é o que temos a fazer.

reservatorioApesar das chuvas que vêm atingindo, desde o início da semana, várias regiões do país, principalmente nos estados de São Paulo e de Goiás, onde estão situados importantes reservatórios do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a situação dos reservatórios, do ponto de vista do armazenamento de água para produção de energia, continua sem alterações significativas.

De domingo para terça-feira (18), três dos quatro subsistemas do país registraram pequenas quedas nos níveis dos reservatórios: no Sudeste/Centro-Oeste, onde a situação é mais crítica, houve queda de 35,5% para 35,33%; no Sul, o nível caiu de 43% para 41,72%; e no Nordeste o nível de armazenamento dos reservatórios caiu de 42,4% para 42,25%.

A exceção foi a Região Norte, que já vem remetendo maior volume de carga de energia entre as regiões, por estar em melhor situação em relação aos outros subsistemas. No domingo, os reservatórios da região estavam com índice de armazenamento de água de 73,6%, volume que passou a 75,78% na terça-feira.

No Sul do país não é diferente. O nível dos reservatórios é baixo. Apesar do governo dizer que não há problema, acredito que com ou sem chuva é necessário a economia de água sempre. A tendência do aumento contínuo de consumo, é preciso economizar pensando no hoje, no amanhã e para o futuro. Façamos nossa parte, reduzindo nosso consumo.Desta forma não teremos que sofrer com a falta de água.

 Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas