carnaval-curitibano2

Dias de festa, dias de alegria. Dias de viajar com a família, com os amigos. Dias de folia, dias de Carnaval. Obviamente que ninguém pensa no impacto que isto causa, do péssimo habito que as pessoas tem de jogar o lixo na rua, em especial em dias de festa, como o Carnaval, Ano Novo etc. Mas algo pode ser feito? Quem paga esta conta? E que problemas podem nos trazer?

Em eventos onde existe muita aglomeração de pessoas, seja no Carnaval ou em eventos esportivos, ou até mesmo em festas pontuais, o lixo parece que é atraído ao chão. Me parece que o chão é o lixo. A desculpa das pessoas é a falta de lixeiras, de orientação etc e tal.Enfim, apenas desculpas de uma sociedade emburrecida pela falta de conhecimento. Quem nos dera estarmos em lugares onde isto é possível. Dois exemplos de organização e limpeza, posso citar a Oktoberfest de Blumenau e em Munick.

Isto nos prova que é possível festas com responsabilidade e sustentabilidade. A culpa? A culpa é de quem organiza, do governo, da sociedade.A culpa é minha e sua. Tenho a percepção de que podemos fazer a nossa parte. Percebemos que alguns catadores de latinha aparecem, pessoas que se ferem com objetos cortantes e assim acontece. Gostaria que a mídia mostrasse em fotos e vídeos a sujeito, o caos que é após tais eventos. Certamente teríamos vergonha de nós mesmos.

Seria simples se a organização de tais eventos formatasse parceria com ONGs ou parcerias de catadores de lixo,o que traria limpeza, organização e renda aos que precisam. Basta ter boa vontade, basta que tenhamos pessoas fazedoras e não falastronas.Meu desejo de um Feliz Carnaval, seja onde for, como for. Sejamos conscientes, responsáveis e buscadores de um Planeta melhor.

Feliz Carnaval Sustentável a todos.

 Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas