brasil

Vivemos dias onde as notícias sobre corrupção, petrolão e mensalão afloram. Esta tem sido a grande notícia dos últimos tempos no Brasil. No entanto, não quero aqui falar o que está muito claro para todos. O fato é de que se temos um país de corrupção intensa, a gestão pública inoperante e os desmandos, muito menos temos um país sustentável.

O Brasil possui uma biodiversidade imensa, nossa fauna e a flora, nossos rios, o Pantanal, a Amazônia, a floresta tropical, rios e mares, tudo que existe de mais belo temos em nosso país. Sem esquecer das Cataratas do Iguaçu, que eu gosto demais. Tudo isto sem dúvida é muito belo e torna o nosso país muito especial. Para completar o tripé da sustentabilidade, não podemos esquecer das questões relacionadas ao crescimento econômico e as questões sociais.

Sobre ação social, não podemos simplesmente dar de comer a quem precisa. Algo a mais precisa ser feito, com apoio sim, mas com cobrança também. Pode ser dado bolsa x ou y, no entanto por prazo determinado, onde as pessoas são capacitadas, motivadas e cobradas para estudarem, aprender uma profissão e assim, gerar renda para viver de forma digna. Sem entrar em grandes polêmicas, até por que os xiitas de plantão sempre estão por perto. Quando falamos de sustentabilidade, sem dúvida estamos falando de pessoas e para estas, a promoção de qualidade de vida e uma vida melhor e mais feliz a todos.

Para finalizar, é preciso estar atento em relação as ações sustentáveis em nosso país, onde buscar o equilíbrio nas questões sociais e ambientais precisam ser multiplicadas em toda a sociedade. Além disto, precisamos promover de forma conjunta entre o setor público privado a adoção de uma gestão sustentável em todos os órgãos públicos, reduzindo assim o consumo de água, energia, insumos e afins. O Brasil só será valorizado e reconhecido, bem como respeitado não apenas quando a corrupção se finde, mais que ações deste tipo sejam uma prática constante em busca do desenvolvimento sustentável. Investir em tecnologia e inovação, educação e formação, bem como multiplicação de bons exemplos. Meu desejo de um Brasil Sustentável a todos, em um novo momento, em uma nova perspectiva e uma vida feliz a todos.

  • Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas