DO Brasil esta em 18 º lugar entre os países por projetos em economia verde e sustentabilidade. O Brasil esta atrás do Peru e Colômbia. São 32 indicadores para medir a performance. Não é a toa que vemos em nosso pais tantos problemas referentes ao meio ambiente e sustentabilidade.

É possível verificar que mesmo com a abundância que temos em recursos naturais e crescimento de seu poder econômico, o pais poderia assumir uma liderança maior na promoção de um crescimento econômico mais sustentável, que permita o desenvolvimento futuro de forma sustentável.

Dentro deste cenário, o Brasil é um enorme atrativo para investimento nas áreas de tecnologias limpas e energia renováveis. Mais o por que do governo federal não investir neste cenário? Em primeiro lugar, quando tivemos a oportunidade de desenvolver bons projetos, as questões políticas foram mais fortes. E certamente que projetos desta natureza, apesar de extremamente necessárias, não dão voto como outros projetos populistas.

De qualquer maneira, é preciso estar atento para que tanto o setor público como o privado tenham ações desta natureza, delimitando ações estratégicas para que o ganho competitivo seja refletido. Todas as empresas que possuem ações estratégicas focando sustentabilidade obtêm muitos resultados positivos, bem como redução de custos. Meu desejo de que o Brasil, um pais tão rico em questões naturais, enriqueça em educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Brasil é o 18 º em índice de economia verde

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.