solarAvião solar Impulse 2

Com a missão de propagar e disseminar a energia limpa, o avião Solar Impulse 2, movido a energia solar partiu de Abu Dhabi para dar a volta ao mundo sem utilizar nenhum tipo de combustível. O avião foi construído na Suiça e a viagem conta com dois pilotos, um deles o fundador da empresa, André Borschberg e o cofundador Bertrand Piccard.

Alem de divulgar a energia solar o qual o avião é movido, a ideia é difundir a energia limpa como alternativa de um futuro próximo. O Solar Impulse 2 tem 17.248 células fotovoltaicas que captam energia solar. Elas carregam quatro baterias que pesam cada uma 633kg. As asas tem 72 metros de extensão e o avião pesa 2.300 kg.

O avião ira fazer escalas em Omã, India, Mianmar e China antes de cruzar o Pacifico em direção ao Havai, nos Estados Unidos. Alem de passar pelo Arizona e em Nova York. Depois cruza o Oceano Atlântico rumo a Europa ou Marrocos, antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi no fim de Julho. Como curiosidade, o avião alcançara altitude de 8.500 metros durante o dia para captar raios solares. De noite desce para 1.500 metros, quando terá que voar sobre o oceano.

Que esta iniciativa leve a sociedade a se preocupar, alem de pensar na mudança de opção de utilização dessa energia que Poe ser utilizada nas residências e industrias, bem como em órgãos públicos.Meu desejo de que boas noticias juntamente com a mudança de comprotamento aconteçam o mais breve possível. Vida longa e sustentável a todos.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.