Todo dia somos bombardeados pelas noticias de desastres naturais. Tornados, enchentes, alagamentos, chuvas de granizo e tudo que de alguma maneira nos obriga a mudar. Falando em mudança, pelo que percebo a única mudança é das pessoas que são tiradas dos locais onde moram em virtude dos problemas ambientais.

mudancasPesquisam mostram que as mudanças climáticas ocasionadas pelo impacto causado pelo homem tem levado o planeta ao caos ambiental. Os refugiados ambientais certamente serão a cada dia maiores no mundo. Com tanta informação é preciso estimular as pessoas a refletirem sobre nossas atitudes e as consequências em virtude disto.

É preciso repensar no como temos agido, em como temos reduzido nosso consumo, o impacto que causamos com o consumo excessivo, poluição com combustível, insumos e afins. Somos consequência daquilo que plantamos, daquilo que fazemos ao longo da vida. Meu desejo de que possamos rever este cenário e mudar. A mudança precisa ser feito com urgência, caso contrario os problemas irão aumentar a cada dia mais, de forma mais rápida e inconsequente.

Cada qual deve assumir sua culpa, seja você empresário, dona de casa, estudante, político ou governante, ou simplesmente cidadão que habita no planeta. É preciso repensar e não vamos longe. Em Outubro Curitiba teve enchentes e alagamentos, a região do Vale do Itajaí com problemas sérios. Pois bem, os problemas causados pelo homem tem levado o Planeta ao caos. O que fazer então para tentar pelo menos reduzir estes problemas?

Parece repetitivo, mas não é. Reduza eu consumo com água, energia, insumos, combustível e tudo que de alguma maneira impacta negativamente o Planeta. Plante arvores, pense no próximo, seja consciente, não habite em áreas de risco, não desmate, não jogue lixo na rua e assim por diante. Sem desculpas e nada de colocar a culpa no próximo. Nós somos responsáveis, seja pela falta de atitude ou por não cobrarmos os governantes e empresários. No entanto, temos que começar por nos mesmos, replicar a consciência e a educação ambiental. Uma atitude sustentável ode e mudar reduzir os problemas os quais temos enfrentados.Pense a respeito. O Planeta agradece.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.