manifestacao-curitiba16Manifestação em Curitiba dia 13/03/16 – Foto: Banda B

Não se fala em outra coisa, as manifestações tomaram o país em busca de mudança na política, na economia, na punição aos corruptos e a tudo que envolve os problemas em nosso país. Não vou usar este espaço para falar da obviedade incompetente que existe em nosso país e sim retratar alguns problemas de nosso povo. Se queremos um país melhor, será que nós mesmo não estamos cometendo erros também?

Pois bem, como mais de duzentos mil curitibanos, fui pra rua para protestar contra tanta ingerência e roubalheira que vivemos na política, em especial na última década. Em primeiro lugar que fomos no domingo protestar, até por que trabalhamos. Diferente daqueles que adoram protestar no meio de semana, atrapalhando os verdadeiros trabalhadores deste país. Muita família, pessoas idosas, cachorros, pessoas de bem querendo mudança. Isto tudo sem dúvida foi muito impactante.

No entanto, é preciso retratar uma coisa, com um país pode melhorar se as pessoas continuam tendo atitudes sem noção. Isto mesmo, alguém sai para protestar e joga lixo na rua, bituca de cigarro no chão. Me parece que se algo precisa mudar em nosso país, é preciso começar por nós mesmos. Não consigo entender uma sociedade que quer mudança se comete erros tão simples. E isto não se trata de classe social ou questões partidárias, se tratar de falta de respeito, falta de vergonha na cara. Da mesma maneira aos que furam a fila no transito, utilizam o celular ao dirigir, bebem e saem dirigindo, dando sempre famoso jeitinho brasileiro para tudo.

Se queremos mudança, precisamos mudar nossas atitudes em casa, na rua, no trabalho, no transito e em sociedade. O problema sem dúvida é cultural e irá demorar muito tempo para mudar. No entanto, dar desculpas é ainda pior. Se queremos um país melhor, é preciso começar por nós mesmos, sendo melhores em tudo. Não estou dizendo que temos que ser perfeitos, apenas que precisamos fazer a nossa parte, darmos exemplo e multiplicarmos o bem, seja onde, como e com quem for.

Meu desejo de dias melhores a todos nós cidadãos de bem, que queremos um país pujante, de conquistas, de pessoas felizes, que se respeitam e promovem o bem. Ser cidadão é fazer tudo isto, multiplicando sempre o melhor. Lugar de lixo, é na cadeia, digo, lugar de lixo é no lixo!

  • Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas