Muito se fala em qualidade de vida, na importância em estar bem, na saúde, na melhora da vida e de tudo o que nos cerca. Apesar de tudo isto, poucas pessoas se preocupam em tudo isto. Dentre os fatores relevantes, é importante cuidar do ar que respiramos. Mais como sabermos desta qualidade?

respiraEstudos mostram que em 20 anos pelo menos 60% da população mundial tenham problemas respiratórios sérios. Tudo isto em virtude da qualidade do ar, melhor, da falta de qualidade. Em todas as palestras proferidas, tenho alertado para este fator. O problema é que não temos cuidados preventivos.

A poluição do ar, em especial nos grandes centros, oriundos da queima de combustíveis dos carros, das indústrias e de tantos outros fatores. A lembrar daqueles que queimam folhas, mato e afins de suas próprias residências. É preciso conscientização, informação e atitude de todos para reduzir a poluição.

Melhor ainda, quem sabe você e sua família, em especial aos fins de semana, saem em busca de respirar um ar puro, ou até mesmo ir a um parque ou praça de sua cidade, caminham, praticam esporte ou algo do gênero. A saúde, unida a qualidade de vida, depende de atitudes como estas.

Meu desejo de que você esteja atento ao ar que respira, ao futuro que quer para você e ao próximo. Podemos plantar dias melhores, a começar agora. Uma excelente semana sustentável a todos!

*  Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas