aquecimento

Muito se fala em aquecimento global, sobre os desastres naturais, derretimento das geleiras, do desequilíbrio em nosso Planeta. Tudo isto sem dúvida é uma realidade, uma grande verdade. Me pergunto na verdade o que temos feito para mudar esta realidade?

Consumimos demais, utilizamos os recursos naturais existentes, queimamos combustível demais, temos destruído as florestas, contaminado os rios e a consequência disto é tudo que temos vivido. Se não pararmos para uma reflexão em todos os níveis da sociedade certamente o caos será ainda maior. O individualismo tem tomado conta do ser humano e assim as pessoas tendem a colocar sempre a culpa nos outros, nos governantes, nas empresas e no próximo.A culpa nunca é nossa.

O senso comum precisa ser despertado para que cada um faça a sua parte. Tenho falado muito em equilíbrio. Até porque o radicalismo não leva ao sucesso e sim ao fracasso. Portanto, vamos reduzir o impacto que temos causado ao nosso planeta em pelo menos 10, 20%. Certamente teremos uma melhora com o tempo. O Planeta certamente agradece.

Quem não sonha com dias melhores, ar puro, saúde, vida longa, felicidade e um mundo de paz e longevidade? É preciso ter atitude em busca de dias melhores, do desenvolvimento sustentável para que o nosso amanha será melhor do que o hoje.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.