aquecimentoNão é de hoje que ouvimos noticias sobre o aquecimento global, seus conflitos e o caos que isto gera em todo o mundo. Se o controle desenfreado continuar, certamente a destruição do planeta em massa será devastadora.

As emissões de dióxido de carbono provocam temporais, ondas de calor, secas e inundações. Se não houver uma mudança urgente estes fenômenos serão cada mais intensos e comuns, o que ocasionaria um caos ainda maior. Alem disto, a demanda por água se acentua, a falta de alimento e afins. Ate parece noticia do fim do mundo.

Mesmo com a mobilização de cientistas em estudos sobre o tema, alem dos países e instituições envolvidas neste cenário. Assim sendo, acredito que a mudança precisa acontecer de forma urgente em todos os níveis. Alem do controle e investimento em tecnologia é preciso que a sociedade repense o consumo e o desperdício.

No Brasil, obviamente que o tema água esteja preocupando tanto. Desta forma é preciso que todos economizem de forma intensa para que não soframos mais com isto. Alem disto, reduzir o consumo de combustível e afins. Vamos mudar a historia desta geração repensando, praticando conscientização e mobilizando todos para a melhoria de nosso Planeta. Caso contrario, podemos nos preparar para o caos.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.