A Alemanha, através de sua chanceler, Angela Merkel, anunciou que irá contribuir com cerca de R$ 2,2 bilhões ao Fundo Verde para o clima, destinado a reduzir os gases do efeito estufa e lutar contra a mudança climática.

mundoApós ganhar a Copa do Mundo de Futebol, sem dúvida, mostrando mais uma vez que a Alemanha esta muito a frente do Brasil, investindo e se preocupando com o Planeta. Os valores serão destinados ao fundo internacional criado pelas Nações Unidas para transferir recursos dos países ricos a outros em desenvolvimento a fim de reduzir o impacto e das mudanças climáticas.

Este cenário é de fundamental importância para que o mundo se mobilize em busca da redução dos impactos ambientais e da melhoria das condições do Planeta. Seguidamente tenho abordado neste espaço a importância em que todos têm, incluindo o governo, as empresas e a sociedade de forma geral. Meu desejo é de que todos façamos nossa parte e assim tenhamos avanços a fim de mudarmos este cenário tão preocupante.

A Alemanha, bem como na Copa, mostrou que esta à frente de muitos. Não apenas pelo planejamento, organização, disciplina, união e investimento. Mais também em estar a frente com investimentos em tecnologia limpa, redução do impacto ambiental e em ações praticas para que o cenário seja mudado. Meus parabéns Alemanha, este sim foi um golaço, um merecido título de competência e gestão em sustentabilidade.

 * Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas