Agricultura Sustentável – Foto: Pensamento verde

A agricultura tem se modernizado muito rapidamente, em especial nos últimos anos. Muita tecnologia, melhoria dos processos, aumento da produtividade e competitiva. No mundo moderno em que vivemos, na busca pela saúde temos a possibilidade de desenvolvermos alimentos mais saudáveis com menor dano ao ser humano.

É importante ressaltar, em especial no estado do Paraná que representa um terço da exportação agroindustrial. Isto se deve em especial pela competência das cooperativas, bem como dos produtores e todos os atores deste processo.

Uma gestão eficiente, com o uso da tecnologia e desenvolvida de forma sustentável, com menor impacto ambiental, reutilização do uso da água, cuidado com o solo dentre outros. Nestes contexto é importante ressaltar que a redução do uso de agrotóxicos danosos ao solo, a saúde e a água, tem sido de forma eficaz utilizado e melhorado.

Com uma gestão eficiente, o uso da pesquisa, Ciencia, tecnologia e inovação, além da sustentabilidade, a agroindústria se moderniza a passos largos em busca de eficiência e competitividade. Agregar valor, não apenas vendendo matéria prima, mas o produto acabado.

A agro inovação sustentável tem sido feita de forma eficiente com bons resultados. Unindo alimentos saudáveis, com dano menor a saúde e ao meio ambiente, sem duvida é possível alimentar ao planeta de forma mais eficiente. Uma Feliz semana sustentável a todos!

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.