O mundo passa por transformações muito rápidas, com muita inovação, informação, globalização e mudanças de comportamento, consumo e até mesmo de realidade. Quem diria a 30 anos que estaríamos vivendo problemas reais com o lixo, água, poluição e tantos outros problemas relacionados ao mau uso do planeta? Muita gente, no entanto o que não sabíamos ou não imaginávamos é de que tudo aconteceria de tal forma que mudar hoje se torna cada vez mais difícil.

sustenta4

O lixo, a poluição dos rios, do mar, do solo, do ar e de tudo que se relaciona conosco, proporciona um impacto absurdo que nos leva a uma realidade que foge da realidade. Somos bons em criticar, em utilizar os recursos naturais de forma insensível e causamos um reflexo intenso ao planeta. Só temos uma alternativa, administrar de forma correta os recursos naturais, nossas vidas, as empresas e tudo mais.

Administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Pela teoria da administração conseguimos entender que nada disto é feito. É preciso planejar o futuro, olhar a frente, organizar a casa, ou seja, nosso planeta. Pensar em pilotar esse navio de forma correta, minimizando os danos causados ao planeta e controla-los. É passado o tempo de mudarmos atitudes em busca do desenvolvimento sustentável. Empresas públicas privadas precisam ser administradas de forma responsável, promovendo o bem, o desenvolvimento e a inovação, no entanto com responsabilidade, pensando nas futuras gerações.

Somos reflexo daquilo que plantamos e certamente colhemos nossas escolhas. Não importa se erramos ou não, é preciso acertar, mudar hábitos, promover novos cenários e comportamentos para que o planeta não seja ainda mais destruído. No entanto, antes de mudarmos as empresas é preciso mudar a gente mesmo. Somente teremos empresas responsáveis se nós mudarmos. O mundo pode ser transformado e melhorado, depende apenas de nós. Vamos juntos transformar o planeta? Vamos juntos transformar o Brasil?

  • Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas