Nos últimos dias o Paraná foi surpreendido por mais uma revolta da natureza. Desta vez a confirmação de um tornado na cidade de Marechal Candido Rondon, no oeste do estado. Segundo o Simepar os ventos atingiram mais de 115 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) confirmou o tornado. Isto é preocupante em virtude de que o verão ainda nem chegou. O que fazer com tudo isto?

tornadoPelas imagens e vídeos, certamente a destruição foi imensa, alem de que o trauma dos moradores. Uma marca que sem duvida fica para a cidade tão amistosa, colonizada pelos alemães. Arvores arrancadas, postes no chão, telhas destruídas e um caos na cidade toda. Cenas de filme que não estávamos acostumados e que a cada dia se torna mais presente em nossas cidades. Em Setembro o granizo destruiu alguns bairros de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e tantas outras cidades não apenas do Paraná, como também do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sofrem com a revolta da natureza.

Em virtude de tudo isto, certamente nos perguntamos o que é possível ser feito para que o impacto da natureza seja reduzido? Tenho comentado a muito tempo que é uma união de varias coisas. Alem do desmatamento, poluição das industrias, dos carros e de tudo que produzimos e impactamos para que o planeta sofra. O aquecimento global tem sem duvida levado ao aumento das temperaturas e com isto as catástrofes, temporais, chuvas de granizo, tornados e afins. É preciso parar para pensar e refletir sobre o que temos feito para nosso planeta. É certo que algo precisa ser feito e começar por nos mesmos, mudando nossas atitudes e assim reduzindo o impacto que causamos ao planeta.

Enquanto as pessoas, a sociedade em geral, os governantes, as empresas e os órgãos responsáveis não se unirem em busca da transformação, o natureza ira se revoltar ainda mais em consequência de tudo que temos feito. O desequilíbrio tem levado o mundo ao caos. Equilíbrio é o grande segredo, temos que repensar nossas atitudes em busca de dias melhores. O que acha de mudar o rumo de nosso pais? Certamente com união temos muito a ganhar.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.