ecoMuito se fala da água, da poluição, do impacto ambiental, do lixo, das enchentes e de tantos desastres naturais. No entanto, é preciso saber sobre a importância de todo o ecossistema em nosso Planeta. Vivemos em um Planeta que consegue absorver 5 bilhões de habitantes. Não temos alimento e muito menos condições para suportar o estraga que temos feito ao nosso mundo. Apenas um terço da população mundial possui água encanada, temos visto a miséria em que a humanidade vive.

Assim sendo, uma palavra que sempre utilizo nas palestras, aulas e reuniões por ai, nada mais precisamos do que “equilíbrio”. Isto mesmo, precisamos equilibrar o nosso consumo, nosso impacto e tudo que temos feito. O Planeta pede socorro e precisamos dar condições que seja reequilibrado para que um desastre ainda maior não ocorra.

O canto dos pássaros, o equilíbrio dos insetos, dos animais, das plantas, das arvores, das flores e dos frutos. Nossa biodiversidade esta sendo extinta pelos desmandos causados por nós, seres humanos, que pouco temos feito por nosso mundo. Queremos resolver as questões tecnológicas e educacionais, no entanto precisamos fazer o dever de casa que é buscar o equilíbrio em nosso consumo evitando assim o impacto ambiental extremo que causamos ao Planeta.

Fazemos parte de uma geração que precisa repensar nosso modo de vida, nossas atitudes em busca de dias melhores, de qualidade de vida, de saúde, de paz e harmonia para que tenhamos dias melhores em conformidade com nosso ecossistema e tudo que nele habita.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.