falta aguaTenho abordado seguidamente sobre a questão da água. Desta feita, em virtude de novos estudos e reconhecidos pela ONU, quero trazer a tona a importância que a economia da água tem para nossa humanidade neste momento, pensando no futuro.

Atualmente pelo menos 40% da população mundial sofre com a escassez de água, o que aumenta a cada ano de forma considerável. Alem do crescimento e da utilização da água na agricultura e na industria, a população mundial também tem aumentado seu consumo. Desta forma é preciso que haja uma forca tarefa para que cada gota de água seja economizada para que os problemas sejam reduzidos.

É preciso que exista um esforço enorme dos governos para que ao adotarem políticas publicas para que a redução do consumo e também a reutilização da água ocorra para que os problemas não seja ainda mais agravados. Os alimentos e a questão hídrica esta muito ligada e assim sendo é preciso que existam políticas publicas urgentes para que a redução do desperdício de água seja reduzido.Obviamente que a industria e a agricultura reduza seu consumo de água. A tecnologia e a informação é acessível e assim é possível que algo seja feito de forma conjunta entre os atores envolvidos neste cenário.

Além disto, meu desafio a você individualmente que melhore aos poucos, seja consciente e reduza seu consumo, pois com o esforço de todos será possível que o caos não seja ainda maior. A água é fundamental para o ser humano. Não podemos estar omissos em relação a água. Este tema faz parte e será parte ainda mais importante para que a água esteja disponível a todos. Pense consciente, façamos parte de uma geração sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.