Há algumas semanas escrevi aqui para vocês o artigo “O óbvio precisa ser dito”. Pois bem, hoje venho trazer algo que é tão ou mais importante do que falar: saber ouvir!

Estar realmente atento ao que as pessoas dizem para você, se concentrar no que está sendo falado, em vez de ficar apenas fisicamente ali e com o pensamento voando ou os olhos no celular.

Além de escutar, estar totalmente presente, olhar nos olhos, dar um feedback, seja com o balançar da cabeça e um sorriso ou algumas palavras que estimulem a continuidade. É importante demonstrar para quem fala o seu verdadeiro interesse naquilo que ele deseja compartilhar, expor, contar, ensinar ou dividir.

Não saber escutar pode causar uma série de problemas no trabalho com clientes, com os colegas e principalmente com o líder. Da mesma forma que causa sérias dificuldades de relacionamento no circulo social e na família.

Estar atento ao outro e escutá-lo não significa julgar, pelo contrário, significa acolher o que se ouve, ter paciência, saber respeitar as pausas e não sair despejando os próprios interesses na primeira respiração que acontecer. Pior ainda é não deixar o outro sequer terminar de falar e já sair regurgitando as próprias conclusões.

Desde o primeiro curso de desenvolvimento humano que fiz, assim como nas aulas e treinamentos de coaching dos quais já participei, a habilidade de escuta atenta é sempre destacada. Aliás, a busca por aprimorar isto é uma constante na minha vida, pois é parte essencial do meu trabalho, e me trouxe e traz muito mais qualidade na minha vida pessoal.

E você pode ou não estar se perguntando agora, como então ouvir bem? Aqui vou te ensinar um pouquinho do que faz parte do meu dia a dia de trabalho.

Após permitir ao outro falar, o primeiro momento deve ser para conferir se a mensagem passada foi recebida com clareza. Você pode fazer uma pergunta com o objetivo de entender um pouco mais ou fazer um comentário resumindo o que ouviu, para que o outro realmente perceba que o que foi dito de fato foi escutado com atenção e possa fazer os complementos necessários.

Todos gostamos que nos deem a devida atenção e respeito quando falamos, e isso faz toda a diferença, seja numa entrevista de emprego, na discussão de um novo projeto, ao ouvir um funcionário, numa conversa com um amigo, com a família e até mesmo com as crianças.

Ouvir, portanto, com presença visual, sensorial e auditiva é fundamental para se relacionar com as pessoas, você ainda pode passar a aprender muito com elas e melhorar sua vida!

Fez sentido para você? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Também pode me enviar uma pergunta, quem sabe posso fazer dela o tema de um texto aqui no blog!

Me acompanhe e empreenda sua vida!

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