Ilustração

Está buscando o melhor ramo para empreender, expandir, renovar seu negócio ou até mesmo para fazer um novo curso com foco no mercado de trabalho em 2018?

Seja tempo ou dinheiro a sua moeda, não dá para sair gastando por aí sem nenhum planejamento. Por isso hoje eu trouxe para você o resultado estudo realizado pelo Sebrae, instituição que capacita, desenvolve e dá apoio à micro e pequenas empresas brasileiras.

A pesquisa intitulada “Os negócios promissores em 2018” traz a lista de setores e seus respectivos negócios que terão maiores chances de sucesso neste ano.

O documento explica que:

“De uma forma geral, na comparação com o verificado nos anos anteriores, em 2018, há uma tendência de mudar a ênfase do consumo na economia, com redução relativa do foco nas atividades de manutenção e reparação e uma melhora relativa dos negócios voltados para o atendimento das necessidades básicas da população (alimentos, vestuário e construção) e novos investimentos. Deve haver também um aumento na preocupação com a aquisição produtos e serviços de melhor qualidade e daqueles associados às mudanças de longo prazo da sociedade, em especial, nas áreas de saúde, educação, informática e serviços.”

A análise foi realizada levando em conta a economia brasileira e mundial até 2021, os mercados com maior potencial de expansão no exterior, a renda dos trabalhadores, as taxas de juros e de câmbio, dados da RAIS das empresas e dos Microempreendedores Individuais, somados à outras variáveis de relevância.

Abaixo trago para você a lista dos 12 segmentos e suas atividades com potencial de expansão (1):

Alimentos e bebidas: Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, comércio de alimentos, fornecimento de alimentos preparados, fabricação de alimentos e pratos prontos, bares e similares, serviços ambulantes de alimentação, comércio de produtos alimentícios, comércio de bebidas, restaurantes e similares, fabricação de produtos de padaria e confeitaria, comércio de hortifrutigranjeiros etc.

Vestuário e calçados: Confecção de peças do vestuário, confecção sob medida, comércio de vestuário e calçados

Construção: Pequenas reformas (obras de alvenaria), instalação e manutenção elétrica, serralheria, comércio de material de construção, serviços de pinturas, etc.

Saúde: Venda de planos de previdência complementar e de saúde, atividades de condicionamento físico, serviço de diagnóstico por imagem, atividades de fisioterapia, atividade médica ambulatorial, ensino de esportes, instituições para idosos e serviço veterinário (saúde para PET).

Educação: Educação infantil, treinamento profissional/gerencial, transporte escolar e ensino de esportes.

Serviços pessoais: Cabeleireiros, manicure e pedicure, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos, etc.

Serviços especializados: Transporte de carga, serviço de taxi, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, lanternagem/funilaria/pintura de veículos, serviço de entrega rápida, produção de fotografia e serviços de contabilidade.

Vendas: Marketing direto, promoção de vendas, representação comercial, fabricação de letreiros e placas etc.

Comunicação/Computação: Serviço de comunicação/multimídia, desenvolvimento de softwares, portais/provedores de conteúdo e outros serviços de internet.

Informática: Comércio de equipamentos de informática

Entretenimento: Casas de festas e eventos, organizações de feiras, congressos, exposições e festas etc.

Lojas de conveniência

Esta lista traz a indicação de uma série de possibilidades, o que não exclui atividades inovadoras dentro destas áreas de interesse, ou seja, sempre há espaço para sua criatividade entrar em ação. Quem sabe você seja o próximo criador de algo incrível!

E a pergunta da sua Coach para hoje é dupla:

Onde você tem investido a maior parte do seu tempo? E do seu dinheiro?

Fonte: Sebrae – Clique aqui e saiba mais

Contato

Me acompanhe e empreenda sua vida.

Contato

E-mail: [email protected]

Instagram: @isabellefeichas

#EmpreendaSuaVida #EmpreendaComBrilho