A velocidade com que as mudanças acontecem hoje faz com que tenhamos diariamente a impressão de que o dia está com menos horas. Parece que o tempo voa e que nem acaba fevereiro e já tem decorações de Natal pelas ruas novamente.

Todos os dias as pessoas assoberbadas com o número de atividades e o relógio implacável podem estar ignorando um enorme risco do qual a maioria ainda não se deu conta. O risco de não estar pronto!

Você que está atento ao que acontece ao seu redor e por isso está lendo este texto agora, você que busca se informar, estudar, conhecer e avaliar seus pontos fortes e fracos, já se encontra em definitiva vantagem em relação aos que estão apenas “pulando” de natal em natal. Honro você por buscar se preparar, esta é, na minha opinião, uma das grandes habilidades para se adaptar a qualquer que seja o novo mercado que venha se apresentar no futuro.

Mas, talvez você tenha se questionado, de que vale a opinião desta pessoa que aqui escreve? Bem, minha opinião não é fundamentada em achismos, mas nos livros, cursos, treinamentos, experiências e pesquisas nacionais e internacionais que utilizo para trazer o melhor conteúdo para vocês.

A robótica avançada, o transporte autônomo, os avanços nas redes neurais artificiais, as impressoras 3D, a nanotecnologia e muitas outras realidades que no início do século eram apenas cenas de filmes de ficção científica logo serão comuns como hoje é para nós um telefone celular.

Não há como negar, muito menos se esconder, ou pensar que isso não irá afetar seu trabalho, pois seja qual for a área em que você atue, a Quarta Revolução Industrial está chegando para transformar a minha, a sua e a nossa realidade. Muita coisa mudará, inclusive os postos e as exigências de trabalho, alguns deixarão de existir enquanto outros que ainda não conhecemos serão criados.

E para tratar desta questão, cada vez mais urgente, de adaptabilidade eu encontrei nas mais recentes pesquisas do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) uma lista das 10 habilidades profissionais essenciais para se manter no mercado, são elas:

1. Resolução de problemas Complexos

2. Pensamento crítico

3. Criatividade

4. Gestão de pessoas

5. Coordenação com os outros

6. Inteligência Emocional

7. Julgamento e tomada de decisões

8. Orientação de serviço

9. Negociação

10. Flexibilidade cognitiva

Algumas são quase autoexplicativas, outras porém nem tanto, então me comprometo com você em trazer, nas próximas dez semanas, um artigo falando sobre cada uma dessas habilidades, para que você possa conhecer e se preparar para desenvolvê-las. Topa?

O futuro está caminhando a passos largos e não vai parar.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar sua dúvida ou comentário por e-mail, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #trabalho #futuro Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/