Imagem ilustrativa

Hoje é o dia de falarmos sobre a linda arte de negociar. A negociação poderia ser comparada com a melodia de uma música. Quando conduzida por alguém que treina e deseja encantar é compassada e traz emoções, quase que se pode viajar nela. Já quando tocada por alguém que nunca buscou aprender a tocar um instrumento musical, pode ser um pouco desconfortável aos ouvidos.

A negociação está elencada entre as habilidades sociais, as quais serão cada vez mais fundamentais aos profissionais. Inclusive isto já foi tema de texto aqui do blog quando falamos da Gestão de Pessoas: “As características humanas são únicas…”

Esta é uma habilidade muito útil inclusive para as relações com os familiares, com os grupos de amigos, com o cônjuge, com os filhos e claro, essencial para criar ambientes de cordialidade e evolução com líderes, liderados e colegas de trabalho.

O relatório do Fórum Econômico Mundial (2016), define a negociação de forma interessante, trazendo como princípio a conciliação, e também a ideia de construção de um time coeso.

Vale lembrar aqui também, que são justamente as competências sociais que nos trazem um diferencial, pelo menos até hoje, em relação às tecnologias.

E como anda a sua habilidade de negociar e conciliar? Você soma e fortalece o time, ou anda por aí espalhando discórdia e competindo num ambiente onde deveria investir no crescimento conjunto?

Aqui estão algumas formas de desenvolver esta competência:

– ter escuta atenta e buscar entender claramente as expectativas do outro;

– saber ouvir um não com serenidade, sem reagir impulsivamente;

– colaborar para bons acordos em vez de guerrilhar para vencer e fazer o outro se sentir um perdedor;

– ter empatia, ou seja, “se colocar nos sapatos do outro” para saber o que ele sente;

– dar espaço para o outro falar; e

– ter a consciência de que ninguém é dono da verdade, e que é possível aprender algo novo sempre.

Já estamos na habilidade número 9 e falta apenas uma, você já visitou as anteriores para se preparar e saber atender às necessidades do mercado?

Lembrando sempre que eu trago para você apenas uma pincelada de cada uma delas, para que você tenha uma direção e possa buscar se aprofundar em livros, textos, cursos e outros canais.

Gostou?

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

Ou pelo instagram: @isabellefeichas

#empreendasuavida #empreendedorismo #empreendacombrilho #empreendertransforma #trabalho #mercado #habilidades #futuro

Fontes: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution