Foto: IBC (Instituto Brasileiro de Coaching)

Nos próximos anos alguns trabalhos irão desaparecer, enquanto outros que nem sequer existem, serão criados. A parte humana nas relações de trabalho será cada vez mais valorizada, e competências interpessoais fazem parte do futuro dos empregos segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (2016). Hoje vamos falar sobre a quinta habilidade da lista: a coordenação com os outros (equipe).

A coordenação com os outros é a habilidade de formar um time, de ser capaz de se comunicar com clareza, de reunir pessoas diferentes e saber administrar estas diferenças, ou seja, de construir um sistema que funciona de forma equilibrada.

Fazendo um paralelo com uma época que todo mundo já passou, é ser aquele indivíduo capaz de coordenar e organizar o grupo do trabalho da escola. Distribuir as atividades, conferir as entregas e a harmonia do todo, agregando as ações para alcançar o resultado final com qualidade (naqueles tempos uma boa nota 10!). Sempre cuidando para sanar as divergências dos colegas a tempo, com foco em entregar o melhor e no prazo.

Esta parte é muito importante! Caso você, que está lendo este texto, já esteja num posto de liderança hoje, ou almeja se tornar um líder, esta é uma competência mais que essencial para desenvolver, e que especialistas apontam como imprescindível aos CEO´s do futuro.

É claro que, como já falamos anteriormente, as dez habilidades da lista são relacionadas umas com as outras e se complementam. A coordenação com outros se liga diretamente com a gestão de pessoas e também com a habilidade número 8, orientação de serviço, que será tema de outro artigo mais adiante.

Assim, de acordo com o relatório do Fórum a capacidade de avaliar, coordenar ações com colegas de trabalho e superiores, administrar talentos, transmitir conhecimento e trabalhar bem com uma equipe num cenário de mudanças velozes, serão pré-requisitos para os próximos anos.

Aquilo que nos distingue das máquinas é que fará grande diferença. Então a minha dica é, fica atento ao que você é capaz de agregar além do que as máquinas conseguem.

E se você é empreendedor e talvez tenha pensado que esta sequência de artigos não é para você, preciso te dizer: cuidado! É fundamental ter visão e estar à frente. Então comece a preparar sua empresa e seus funcionários enquanto é tempo.

Você já leu sobre as outras habilidades? É só voltar na sessão de artigos do blog e ler os textos anteriores para ficar sabendo de tudo antes.

Quer conhecer as próximas? Acompanha aqui os artigos do blog.

Lembrando sempre que eu trago para você apenas uma pincelada de cada uma delas para que você tenha uma direção e possa buscar se aprofundar em outros meios.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo?

Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #empreendedorismo #trabalho #habilidades #futuro

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/