Ilustração IBCC Coaching

Pessoas, pessoas e pessoas! Mesmo com todo desenvolvimento tecnológico, físico e biológico que estão encabeçando a Quarta Revolução Industrial, pessoas são o ativo de mais importância em uma organização, pois são elas que dão vida e movimento às coisas!

As características humanas são únicas e por isso saber liderar, motivar, desenvolver pessoas está em papel de destaque nas habilidades de trabalho da próxima década!

O relatório do Fórum Econômico Mundial (2016), define desta forma: “Motivar, desenvolver e dirigir as pessoas como elas funcionam, identificando as melhores pessoas para o trabalho.” (traduzido)

Ou seja, saber colocar as pessoas nas melhores posições de acordo com suas especificidades, impulsionar o melhor em cada um e ainda ter um grupo que realmente defende e acredita naquilo que faz é o que fará (e na minha opinião já vem fazendo) a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

A era de chefes autoritários já acabou!

Hoje as empresas contratam líderes! E líderes precisam desenvolver pessoas, descobrir talentos para melhorar a produtividade e também saber reter talentos, através da construção de um ambiente de trabalho que traga satisfação e senso de pertencimento.

Se você nasceu na década de 80 como eu (sim já estou com 36 rsrs), provavelmente já passou por algum trabalho em que a máxima era “manda quem pode obedece quem tem juízo” e não se tinha direito a opinião, diálogo ou questionamento… Claro que não concordo, de forma alguma, com falta de respeito! Mas o respeito precisa existir tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima dentro da hierarquia da organização.

Estamos na era onde é permitida a comunicação, criatividade, apresentação de novas ideias, soluções disruptivas etc. Um momento em que líderes e liderados devem estar (e nas empresas de sucesso já estão) vivendo um novo modelo focado em gerir o capital humano com qualidade para que todos cresçam juntos.

Então a minha dica é, observe seu modelo de trabalho e se perceber que está ainda está com a cabeça lá no século passado, busque desenvolver o que irá te permitir estar à frente nos próximos anos. Nada de deixar para depois, lembra que os dinossauros foram extintos!

Você já conheceu as outras três habilidades? É só voltar na sessão de artigos do blog e ler os textos das semanas anteriores.

Quer conhecer as próximas? Acompanha aqui que o próximo artigo falando da quinta habilidade.

Aqui eu trago apenas uma pincelada de cada uma delas para que você tenha uma direção e possa buscar se aprofundar em outros meios.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #empreendedorismo #trabalho #habilidades #futuro

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/