Imagem ilustrativa

A terceira habilidade listada na pesquisa do Fórum Econômico Mundial (2016) é a Criatividade. Esta, além de ser essencial para o futuro, fez toda diferença no passado (sem ela eu não teria o smartphone em que estou escrevendo agora…) e precisa ser estimulada no presente.

Muito viva em nossas brincadeiras de infância, a criatividade as vezes é sufocada ou esquecida pela rotina, processos rígidos e um pouco também pelo medo “do que os outros vão pensar se eu fizer ou disser isso”.

Pessoas com muito potencial acabam se limitando a um modelo padrão de pensamento e desperdiçando um universo de possibilidades, de novas soluções, oportunidades e crescimento.

Mas o que seria então essa criatividade?

Ser criativo é trabalhar com ideias “fora da caixa”, buscar olhar as coisas de um outro ângulo… eu quando criança adorava imaginar o mundo de ponta cabeça e como seria a minha casa no teto rsrsrs…

No trabalho não é exatamente assim, mas de certa forma é… você pode realizar as tarefas em ordens diferentes, questionar seus métodos mecânicos e automáticos, avaliar a percepção de um colega que não é da sua área, testar o improvável para se permitir enxergar por outro ponto de vista e encontrar novas soluções para problemas, que fazendo tudo sempre igual, não apareceriam.

Também pode desenhar, utilizar ferramentas como mapa mental ou fazer um brainstorm, seja como for o essencial é estimular seu cérebro ao pensamento criativo e na sequencia a colocar as ideias em prática.

Livros como o “Ideias que colam” dos irmãos Chip e Dan Heath também são excelentes fontes para se aprender métodos de construção de ideias criativas.

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial 52 % de todos os trabalhos que esperam exigir a criatividade, o raciocínio lógico e a sensibilidade ao problema como parte de sua habilidade básica estabelecida, em 2020, ainda não o fizeram hoje, ou apenas em uma extensão muito menor, isto é uma oportunidade.

Ou seja a “capacidade de apresentar idéias incomuns ou inteligentes sobre um determinado tópico ou situação, ou desenvolver formas criativas de resolver um problema.” (traduzido do WEForum, 2016) precisará fazer parte da sua caixa de ferramentas para o sucesso!

Na próxima semana teremos o artigo falando da quarta habilidade, lembrando sempre que aqui eu trago apenas uma pincelada de cada uma delas para que você tenha uma direção e possa buscar se aprofundar em outros meios.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #empreendedorismo #trabalho #habilidades #futuro

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/