Imagem ilustrativa

A cada dia somam-se as exigências profissionais e a competitividade no mercado cresce. Esta pode ser uma boa ou uma má notícia. Se você estiver atento as tendências e se preparar será uma boa notícia, pois estará à frente de muitos que passam a vida esperando “a água bater… (você conhece o ditado, e o meu respeito não permite concluir)”. Agora, para quem estiver sentado achando que as mudanças não o atingem, será mesmo uma má notícia.

É fato que tanto os colaboradores quanto os empresários dos mais variados setores, mesmo os que não tem por foco a tecnologia da informação, como alimentação, vestuário e contabilidade, precisarão se adequar às novas demandas do mercado.

O relatório de 2016 do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) informa que 36% de todos os empregos irão exigir a habilidade de resolução de problemas complexos como uma das principais, em comparação com menos de 4% que terão um núcleo de exigência de habilidades físicas, como força ou destreza.

Esta habilidade de resolução de problemas complexos é representada pela capacidade de percepção e criação de estratégias efetivas para resolver situações novas e mal definidas em cenários complexos do mundo real.

Ou seja, visa uma forma sistêmica, simplificada e rápida para obtenção de respostas consistentes e eficientes. Tudo isso em um ambiente complexo que envolve tecnologia, pessoas e ecossistemas também complexos.

Mas como buscar desenvolver esta habilidade? E a resposta é: pesquisando, treinando a solução objetiva e clara de problemas sobre várias perspectivas, reunindo as equipes para treinar a sugestão de ações ou melhorias, lendo, estudando, se mantendo informado e atualizado sobre as estratégias adotadas ao redor do mundo.

Na próxima semana teremos um artigo explicando a segunda habilidade, para que você possa conhecer e começar a se preparar.

E uma nota: nestes artigos eu busco trazer um panorama geral, mas seria impossível neste espaço esgotar o tema ou satisfazer todas as suas lacunas, portanto esta pretende ser uma porta que se abre para que você trilhe seu caminho.

Os seus resultados de amanhã dependem de suas ações de hoje.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar sua dúvida ou comentário por e-mail, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #trabalho #futuro

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/