Imagem ilustrativa

Hoje falaremos sobre a segunda habilidade da lista, e se você deseja estar preparado para o mercado profissional a partir dos próximos anos, é muito importante conhecer todas as dez e se planejar para desenvolvê-las.

Ao mesmo tempo em que o pensamento crítico é uma habilidade completa em si mesma, também está integrado à resolução de problemas complexos, sobre a qual escrevi para você no artigo da semana passada.

No cenário de mudanças velozes em que vivemos, as empresas irão precisar cada vez mais de profissionais com potencial crítico de análise e capacidade de questionar processos, implementar melhorias e inovar.

O relatório do Fórum Econômico Mundial (2016) considera o pensamento crítico uma habilidade básica e define como: “Usar a lógica e o raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões ou abordagens de problemas.” (traduzido)

Trocando em miúdos, pensamento crítico é a capacidade de estruturar com clareza as ideias e estratégias antes de agir, filtrar o que é essencial e o que é acessório, fazer perguntas com foco em impulsionar soluções (o que já foi tema aqui do blog) e observar as situações sob mais de uma perspectiva, tendo a confiança de questionar padrões.

Mas como buscar desenvolver esta habilidade?

Uma das formas é trabalhar seu mindset para não ficar preso à crenças limitantes como: “avaliar isso é perda de tempo”, “ninguém me escuta”, “vão rir da minha opinião”, “time que está ganhando não se mexe” (essa última aliás é polêmica, mas falaremos sobre ela em outra oportunidade).

Na próxima semana teremos o artigo falando da terceira habilidade que é a criatividade.

Lembrando sempre que aqui eu trago apenas uma pincelada de cada uma delas para que você tenha uma direção e possa buscar se aprofundar em outros meios.

Me acompanhe e empreenda sua vida!

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, isso me deixa muito feliz.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

Contato: [email protected]

#empreendasuavida #trabalho #futuro

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/