Imagem ilustrativa – Foto: Portal da Prefeitura de Teresina

Já vivemos tempos em que os bebês ficavam em casa com suas mães, irmãos, avós e primos, era permitido brincar livremente, pisar na grama, na areia, na rua, era possível a troca, a interação e a criatividade. Nesses tempos “aprender a falar” parecia ser tarefa mais fácil!

A infância atual pressupõe menos tempo dos pais com seus filhos, uso frequente e insistente de celulares, tablets e videogames seja pelos adultos ou pelas crianças. Bebês sabem tocar na tela dos eletrônicos muito cedo e os pais comemoram esse feito como algo surpreendente.

É a era da tecnologia, precisamos e devemos nos atualizar, porém nenhum equipamento substitui a INTERAÇÃO, o DIÁLOGO!

Conversar com seu filho no momento da brincadeira pode definir suas habilidades linguísticas tanto na primeira infância quanto na alfabetização. Criar formas de diversão estabelece conexões cerebrais riquíssimas para seu desenvolvimento intelectual. Correr, pular, montar jogos de encaixe, plantar, seguir uma receita, favorecer o faz de conta sugere percorrer vários assuntos e temas de conversa e é o melhor modelo de comunicação que a criança pode ter.

Vamos resgatar nossos trens de madeira, cordas, mesinha de pintura, aproveitar as pistas de carrinhos, brincadeiras de casinha e tudo mais que a imaginação permitir para aproveitar cada fase dos nossos filhos.

 

*Sobre o blog:

O Blog Cotidiano em foco é feito pela equipe da INTEGRALLE formada pelas profissionais :

Ana Valéria Souza

Fonoaudióloga formada pela PUC-PR.
Fonoaudióloga Clínica desde 2000 atuando com intervenção nos distúrbios da comunicação. Fonoaudióloga Educacional desde 2008 desenvolvendo projetos de prevenção, triagens, formação de professores e orientação aos pais. Premiada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná pelo projeto “Crescendo e Aprendendo”(2015).
CRFa 7370-PR.

Marini Fussek

Fonoaudióloga, Especilista em Linguagem, Especialista em Distúrbios da Comunicação, Neuropsicopedagoga, Mestre em Educação, Fonoaudióloga clínica, Professora de Pós Graduação.
CRFª 4047.

Yasmine Hernandes David João

Psicóloga formada pela Universidade Positivo.
Psicóloga clínica, trabalha com crianças e adolescentes. Atua com transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou adolescência.
CRP-08/24131.