• Por Yasmine Hernandes, psicóloga
Foto: Portal MEC

Uma boa escola é aquela que oportuniza um olhar, o respeito e a valorização das diferenças. O papel na escola é fornecer o desenvolvimento integral das crianças, transmitindo segurança para que os pequenos criem autonomia e independência e que realizem atividades e escolhas sozinhos. Dando oportunidade também, para os erros e acertos, valorizando as conquistas individuais de cada um.

O verdadeiro processo inclusivo, não está somente em receber a criança, mas sim, em adaptar e adequar os conteúdos ao aluno que necessita, trabalhando sempre com os mesmos temas transmitidos para a turma, mas claro, dentro das possibilidades e necessidades do aluno em processo inclusivo. Por este motivo, é essencial conhecer e olhar para a criança, compreender quais são as habilidades e também as limitações do aluno.

A inclusão, é tratar esta criança, da mesma forma que os demais colegas. Neste processo, é essencial que a equipe escolar mantenha um contato próximo com a família, e com a equipe terapêutica do pequeno. Essa comunicação é importantíssima, para manter as atualizações das questões cotidianas. As dúvidas, orientações e estratégias, devem ser sempre discutidas entre professores, equipes e familiares que assistem o aluno. Por fim, a inclusão implica na mediação do aluno, para que desenvolva habilidades e utilize instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas.

*Sobre o blog:

O Blog Cotidiano em foco é feito pela equipe da INTEGRALLE formada pelas profissionais :

Ana Valéria Souza
Fonoaudióloga
CRFa 7370-PR
Formada pela PUC-PR
Fonoaudióloga Clínica desde 2000 atuando com intervenção nos distúrbios da comunicação.
Fonoaudióloga Educacional desde 2008 desenvolvendo projetos de prevenção, triagens, formação de professores e orientação aos pais.
Premiada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná pelo projeto “Crescendo e Aprendendo”(2015)

Profissionais da Integralle

Yasmine Hernandes David João
Psicóloga
CRP-08/24131
Formada pela Universidade Positivo
Psicóloga clínica, trabalha com crianças e adolescentes.
Atua com transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou adolescência.

Marini Fussek
Fonoaudióloga
CRFª 4047
Especilista em Linguagem
Especialista em Distúrbios da Comunicação
Neuropsicopedagoga
Mestre em Educação
Fonoaudióloga clínica
Professora de Pós Graduação

A equipe INTEGRALLE – Centro de Atendimento Terapêutico e Educacional, oferece:
– Atendimentos clínicos
– Grupos focais
– Grupos de orientação e atualização do conhecimento
– Palestras
-Capacitações
– Público: pais e familiares, Escolas, educadores, acompanhantes terapêuticos, profissionais e estudantes da área da saúde e educação.