Convide a criança para fazer gelatina com você. Pergunte: Qual sabor você mais gosta? Aqui estão 3 caixas de gelatina com diferentes sabores,qual você vai escolher? E ainda: Como vamos saber o modo de preparar a gelatina? O que vamos precisar?

Adulto lê na caixa os ingredientes o modo de preparo (criança assiste o adulto lendo). Ajude-me a pegar o copo de medida? O que devo fazer primeiro? Como ascendo o fogo? Mostrar como utilizamos o copo de medida. A criança (com ajuda do adulto) coloca a água até a marca combinada no copo de medida (adulto mostra os números 2-5-0, mostra a quantidade nos dedos da criança).

Criança despeja a água na panela. O adulto mexe no fogão e conversa a respeito de temperatura, cuidados e a autorização somente de adultos mexerem no fogão. Enquanto isto peça a criança para abrir a caixa da gelatina. Depois abra o saquinho do pó da gelatina (o adulto poderá ajudar se necessário, no momento do uso da tesoura).

Mostramos a criança a fumaça saindo durante a fervura da água. A criança despeja o pó na tigela e o adulto coloca a água quente. A criança deverá mexer (junto com o adulto) até o pó desaparecer, dissolver. A criança enche o copo com a mesma medida anterior com água fria e despeja na tigela mexendo mais um pouco devagar. Agora a criança abre a porta da geladeira e o adulto coloca dentro da mesma para atingir a consistência ideal para ser saboreada.

Você deve estar pensando…O que o passo a passo de como fazer uma gelatina vai estimular a criança?

Vamos lá, nesta trajetória farei a lista de aspectos que estimularão a criança neste delicioso momento de apenas fazer gelatina.

Os aspectos estimulados foram:

· Audibilização – compreender o que o adulto foi narrou, explicou, orientou durante toda atividade;

· Letramento( função da leitura) – verificar a necessidade do adulto ler o modo de fazer na caixa de gelatina; coordenação motora – abrir a caixa da gelatina, cortar o saquinho da gelatina, mexer a gelatina;

· Estimulação dos sentidos olfato e paladar – cheirar e comer a gelatina diferenciando sabores;

· Linguagem – vocabulário novo, sequência, organização do pensamento (ao solicitar para a criança narrar a sequência de como fazer a gelatina); dar modelo correto de fala (articulação correta), organização das palavras nas frases durante a atividade;

· Cognição – planejar o que fazer e como fazer antes da execução, atenção (foco), memória, associação (ex.: sabor da gelatina – morango – o adulto pergunta para a criança qual fruta também é vermelha);

· Noção: dentro/fora/ quente/frio, abrir/fechar, mole/duro, líquido/sólido, igual/diferente;

· Noção de quantidade, números, tempo (primeiro, último, antes, depois, etc);

De acordo com a execução de uma simples tarefa de fazer gelatina é possível ampliar e aprimorar todo processo de desenvolvimento da criança nos aspectos linguísticos, cognitivos, motor, letramento. Desta forma é necessário ressaltar a importância da atuação da família no dia a dia da criança para o seu desenvolvimento.

Proporcione atividades diversas com as crianças por meio da vivência e contextualização na vida diária. Basta criatividade, disposição e amor.

*Sobre o blog:

O Blog Cotidiano em foco é feito pela equipe da INTEGRALLE formada pelas profissionais :

Ana Valéria Souza

Fonoaudióloga formada pela PUC-PR.
Fonoaudióloga Clínica desde 2000 atuando com intervenção nos distúrbios da comunicação. Fonoaudióloga Educacional desde 2008 desenvolvendo projetos de prevenção, triagens, formação de professores e orientação aos pais. Premiada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná pelo projeto “Crescendo e Aprendendo”(2015).
CRFa 7370-PR.

Marini Fussek

Fonoaudióloga, Especilista em Linguagem, Especialista em Distúrbios da Comunicação, Neuropsicopedagoga, Mestre em Educação, Fonoaudióloga clínica, Professora de Pós Graduação.
CRFª 4047.

Yasmine Hernandes David João

Psicóloga formada pela Universidade Positivo.
Psicóloga clínica, trabalha com crianças e adolescentes. Atua com transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou adolescência.
CRP-08/24131.